Oferta Especial: Garanta sua vaga em:
00
DIAS
14
HORAS
06
MINUTOS
51
SEGUNDOS
🚀 Redação Online agora é parte do ecossistema Ennia Education - empresa global de soluções tecnológicasConheça →
Voltar para o Blog

7 filmes de comédia para usar na redação

Marina Dias
03 de maio de 2022
5 min de leitura
Para vestibulandosfilmes para usar na redaçãoMeio de funil

 

Filmes de comédia podem ser usados na redação? Siiiim! Se engana quem pensa que apenas filmes do gênero drama, histórico e ficção científica fazem boas críticas sociais e podem ser usados como repertórios.

Existem muitos filmes de comédia que, apesar de apresentarem uma narrativa com tom mais leve, ainda assim abordam questões importantes e fazem críticas sociais dignas de referência em redações do Enem e vestibulares.

Pensando nisso, selecionamos 7 filmes de comédia para você dar umas boas risadas nas horas livres e ainda usar em sua redação. Confira!

 

1 – Tempos modernos (1936)

 

O nosso primeiro filme da lista é o clássico Tempos modernos (1936), de Charles Chaplin. O filme, protagonizado pelo próprio Chaplin, narra a história de Carlitos, um operário de uma fábrica que enfrenta a precarização do trabalho e as exigências de seu chefe. 

O filme, apesar de ser uma comédia, faz uma forte crítica ao sistema fordista, ao capitalismo e à precarização do trabalho. Confira o trailer a seguir:

 

 

2 – De repente uma família (2018)

 

O filme De repente uma família (2018), de Sean Anders, conta a história do casal Pete e Ellie que decidem adotar uma criança que se chama Lizzie. No entanto, Lizzie tem dois irmãos e o casal acaba adotando as três crianças de uma vez só. 

O filme retrata as dificuldades das crianças de forma descontraída e é uma ótima aposta para temas que abordam questões sobre adoçãoe configuração familiar. Disponível na Netflix. Confira o trailer a seguir:

 

 

3 – Saneamento básico (2007)

 

Em Saneamento básico (2007), de Jorge Furtado, os moradores de uma pequena vila se reúnem para tomar providências para a construção de uma estação de tratamento de esgoto. No entanto, a prefeitura não possui verba para realizá-la, apenas possui R$ 10 mil para a produção de um vídeo de ficção.

Para conseguir a verba para a construção, os moradores decidem realizar um filme de ficção sobre um monstro que vive nas obras da construção de uma fossa. O filme faz uma crítica social à falta de incentivo do governo, as burocracias diárias que mais atrapalham do que ajudam e como a falta de saneamento e condições básicas são um problema para os cidadãos. Disponível na Globo Play.

Assista ao trailer: 

 

 

4 – Como se fosse a primeira vez (2004)

 

Você provavelmente já viu esse filme! Como se fosse a primeira vez (2004), de Peter Segal, é um filme de comédia romântica típico de sessão da tarde para ver com pipoca, mas acredite: até ele é possível usar na redação!

No filme, a personagem principal Lucy Whitmore possui a síndrome de Susac, uma doença que faz com que ela se esqueça de tudo o que fez no dia seguinte. O filme aborda como as pessoas que vivem com doenças raras possuem dificuldade para se relacionar e como os laços afetivos que estão ao seu redor são importantes em suas vidas.

Confira o trailer:

 

 

5 – Adivinhe quem vem para jantar (1967)

 

Em Adivinhe quem vem para jantar (1967), Joanna e John são um casal interracial que estão prestes a se casar. Por conta disso, Joanna leva seu namorado John para conhecer os seus pais. No entanto, seus pais, Matt Drayton e Christina Drayton, se chocam em saber que sua filha branca está namorando um homem negro.

O filme de comédia romântica retrata a sociedade racista nos anos 60 em pleno auge da luta pelos direitos civis nos EUA. Disponível no Youtube.

 

6 – O Auto da Compadecida (2000)

 

O filme O auto da Compadecida, com direção de Guel Arraes, é uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna, que conta as aventuras dos nordestinos João Grilo e Chicó no sertão de Paraíba. 

O filme, de forma bem humorada, retrata as tradições nordestinas, crenças religiosas e faz críticas sociais pertinentes à sociedade brasileira. As referências ao cordel e figuras como cangaceiros, coronéis e Nossa Senhora da Aparecida são frequentes no filme, tornando-se uma ótima fonte para redações com temas que abordem a cultura brasileira

Disponível na Globo Play.

 

7 – O Grande Hotel Budapeste (2014)

 

O Grande Hotel Budapeste (2014) é um filme de comédia dramática do diretor Wes Anderson. A narrativa se passa no período entre as duas guerras mundiais, em que um gerente de um hotel europeu se torna melhor amigo de seu empregado.

A partir daí eles vivem aventuras, como o roubo de um famoso quadro renascentista e a batalha por uma fortuna de uma família rica. O filme é uma boa referência para temas que abordam as transformações históricas na Europa ocorridas no século XX. Assista ao trailer:

 

 

E aí, gostou das nossas indicações de filmes de comédia para usar na redação? Que tal aproveitar para assistir em um fim de semana e ainda tomar notas para a sua próxima redação? Prepara a pipoca e divirta-se!

Continue acompanhando o nosso blog e o nosso Instagram para mais dicas sobre redação para vestibulares, Enem e concursos. Até a próxima leitura! 

Pronto para colocar em prática?

Envie suas redações e receba correção profissional em até 24h. Nossos especialistas aprovados nas melhores universidades vão te ajudar a alcançar a nota máxima.

Ver Planos de Correção