Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Chegou ao blog certo: só aqui você tem as informações todas (todas mesmo!) sobre como será o Enem 2023. Veja as datas e tudo sobre a redação!
Antes de ver tudo o que você precisar saber sobre o Enem 2023, anote aí as datas pra quem vai fazer a prova – foram alteradas recentemente (não sabemos por quê):
Inscrições: 5 a 16 de junho
Provas: 5 e 12 de novembro (no dia 5 de novembro você fará sua prova de redação)
Divulgação do gabarito: 24 de novembro
Resultados: 16 de janeiro de 2024
Documentos para fazer a prova do Enem 2023
Nos dias da prova você pode levar seu documento de identificação no bolso ou de forma digital, se preferir. Então pode usar o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o RG digital. Só não leve em forma de print ou em PDF – eles têm que estar nos aplicativos oficiais.
Enem digital em 2023
Não vai ter mais Enem digital. Foi uma decisão do Inep, porque não havia muito interesse dos alunos nessa versão, e, ainda tinha o fator custo: era mais caro que a versão impressa.
Número de questões na prova do Enem 2023
No primeiro dia de prova do Enem, você encontrará as seguintes questões:
- 45 questões de Linguagens e Códigos
- 45 questões de Ciências Humanas
- Uma redação dissertativa argumentativa
Tudo isso precisa ser feito em 5,5 horas.
Como no segundo dia de prova do Enem não há mais a redação, você terá 5 horas somente para resolver as questões, que são as seguintes:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Tanto no primeiro quanto no segundo dias de prova, as questões são sempre objetivas, e nosso cálculo é também de 3 minutos para cada uma, no máximo!
A ideia de incluir questões dissertativas está suspensa momentaneamente, até que o Novo Ensino Médio seja readequado e voltar a valer. Siga nosso blog que vamos avisar imediatamente quando as questões dissertativas forem implantadas.
Os alunos comentam que 3 minutos para cada questão é o ideal – nada mais que isso. Na redação, 1 hora e 50 minutos tem sido o tempo máximo ideal. Claro que isso vai depender de você: se você leva mais de 3 minutos em cada questão, seu tempo de redação será reduzido.
Ainda falando do tempo, os alunos comentam com a gente que levam muito tempo para responder as questões do Enem, porque os enunciados são bem longos. Então treine cronometrando seu tempo!
E, por favor, não chegue atrasado para a prova: os portões fecham às 13h, e a prova começa às 13:30 (horário de Brasília).
Redação Enem 2023
Vamos agora mostrar como vai ser a redação do Enem 2023, que é a nossa especialidade.
Se você vai prestar Enem pela primeira vez, este é o básico que precisa saber sobre a redação:
- O tema sempre será um problema social para discutir com sua opinião;
- Você deverá explicar por que tem aquela opinião sobre o caso – são seus argumentos;
- Você deverá sugerir soluções para o problema.
A imagem abaixo faz parte da cartilha do enem, e mostra o que você precisa fazer na sua redação, mas não indica necessariamente a ordem dos itens.
Logicamente você vai primeiro entender o tema, mas você pode darsoluções para o caso em qualquer ponto do seu texto.
Estamos alertando para isso, porque muitos alunos acham que a proposta de intervenção deve vir na conclusão, Isso não é verdade – ela pode vir até na introdução, como diz o Inep na cartilha dos corretores.
A imagem mostra apenas a sequência do seu pensamento – afinal você só pode imaginar proposta de intervenção depois de analisar o problema, não é mesmo?