O complexo de vira-lata do povo brasileiro: Repertórios para o tema
Atualizado em

Argumente sobre o “complexo de vira-lata” a partir de algumas referências que selecionamos pra você. Afinal, escrever sobre o sentimento de inferioridade que muitos brasileiros manifestam pode não ser uma tarefa tão fácil.
Você já conferiu a proposta de redação sobre o tema “O complexo de vira-lata do povo brasileiro“?
Se sim, agora é hora de selecionar e organizar os argumentos para defender o seu ponto de vista sobre o assunto. Lembre-se de que você pode concordar ou discordar sobre a existência desse sentimento de inferioridade conhecido como o complexo de vira-lata. Assim, o mais importante é você saber defender sua tese a partir de repertório sociocultural pertinente. Além disso, é importante fazer uso produtivo desse referencial que você colocará no seu projeto de texto. Vamos conhecer algumas fontes sobre o assunto?
1. Crônica: Complexo de vira-latas, de Nelson Rodrigues
Antes de mais nada, leia a crônica escrita por Nelson Rodrigues que cunhou o termo no nosso imaginário. Como pôde ser visto nos textos motivadores, é a partir da ideia colocada nesse trabalho do escritor e dramaturgo que, até hoje, demonstramos subserviência ao que vem de fora. A expressão originalmente referia-se ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção de futebol nacional foi derrotada pela uruguaia na final da Copa do Mundo, em pleno Maracanã. Porém, o autor afirma que não só nessa área esse complexo se apresenta:
Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.
2. Entrevista com o economista Eduardo Gianetti
Pronto para colocar em prática?
Envie suas redações e receba correção profissional em até 24h. Nossos especialistas aprovados nas melhores universidades vão te ajudar a alcançar a nota máxima.
Ver Planos de Correção